Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Volta de Juniores: Proencense domina prova após primeira etapa

Reconquista - 26/08/2022 - 11:01

Gonçalo Tavares venceu a primeira etapa da Volta a Portugal de Juniores e junta a liderança da geral, montanha e pontos.

Partilhar:

Gonçalo Tavares à chegada da meta em Almeida. Foto FPC

O proencense Gonçalo Tavares venceu a primeira etapa da Volta a Portugal de Juniores, que teve partida e chegada a Almeida, num circuito de 92 quilómetros.

Segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo, que organiza a prova, o atleta da Bairrada atacou após a meta volante em Vilar Formoso, juntamente com Kavah David (Mundimat/SGR Ambiente/CCA Paio Pires) e Alejandro Merenciano (InfinObras/Zafiro Team).

A 35 quilómetros de meta, na passagem pela montanha de Porto de Ovelha, Gonçalo Tavares descolou dos adversários e chegou à meta isolado, tendo como perseguidores o colega de equipa António Morgado (Bairrada) e Tiago Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Gonçalo Tavares cortou a meta com 2H14M15S, com António Morgado a chegar 41 segundos mais tarde.

A Bairrada dominou esta primeira etapa com Daniel Lima a chegar em terceiro.

Após esta primeira etapa Gonçalo Tavares lidera a geral individual, os pontos e a montanha.

“Partimos para a etapa sem um plano concreto. Queríamos controlar a corrida e ganhar. A ideia era manter a corrida controlada, pelo menos até à montanha. Mas na meta volante vi que o pelotão esticou muito. Eu estava bem colocado e ataquei com outros dois ciclistas. Na subida pus o meu passo e consegui vir até à meta”, descreveu Gonçalo Tavares à organização.

“O mais importante vai ser manter a camisola na equipa. Viemos cá para a geral, mas se conseguirmos também manter a da montanha e a dos pontos comigo ou com os meus colegas é bom. Mas o fundamental é manter a camisola amarela, comigo ou com os meus colegas”.

A Volta a Portugal de Juniores decorre até domingo nos distritos da Guarda e Castelo Branco.

Esta sexta-feira corre-se a segunda etapa, com dois setores, o primeiro em Celorico da Beira com um trajeto de 57 quilómetros durante a manhã e um contrarrelógio individual de quase 11 quilómetros durante a tarde, entre Lajeosa do Mondego e Celorico da Beira.

No sábado chega a Penamacor vinda do Sabugal, estando previstas passagens por Soito, Torre, Sabugal (meta volante), Sortelha, Casteleiro, Terreiro das Bruxas, Vale da Senhora da Póvoa, Benquerença, Meimoa, primeira passagem em Penamacor (prémio de montanha de terceira categoria), Aldeia do Bispo, Salvador, Medelim e regresso a Penamacor por Bemposta, Pedrógão de S. Pedro, com a meta junto à escola Ribeiro Sanches.

No domingo a etapa é entre Fundão e a Covilhã, com passagem nos concelhos de Belmonte e Penamacor.

 

COMENTÁRIOS