Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

DECIR 2021: Pista do aeródromo das Moitas vai ser ampliada

Lídia Barata - 20/05/2021 - 8:00

Proença-a-Nova está a estudar a forma de extensão da pista do Aeródromo localizado nas Moitas, “para atingir os 1200 metros, possibilitando, assim, a operação de aeronaves com envergadura até aos 25 metros”.

Partilhar:

João Lobo avançou essa pretensão na apresentação do dispositivo

O Município de Proença-a-Nova está a estudar a forma de extensão da pista do Aeródromo localizado nas Moitas, “para atingir os 1200 metros, possibilitando, assim, a operação de aeronaves com envergadura até aos 25 metros”. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, dia 13 de maio, precisamente no local em causa e que “recebeu há 41 anos a primeira aeronave de combate a incêndios”.

João Lobo, que foi anfitrião da apresentação do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) 2021, destacou “a centralidade do concelho e o seu posicionamento estratégico na resposta a dar no combate aos incêndios, assente numa infraestrutura como o Aeródromo Municipal”. Este é também o local onde está sediada a Força Especial de Proteção Civil, os “Canarinhos”, e a Unidade de Emergência, Proteção e Socorro (UEPS) da GNR. “Estamos, pois, no sítio certo para continuar a crescer com uma infraestrutura que traduz importância relevante para o todo nacional”, reitera o autarca.

Como complemento, João Lobo destaca o reforço da sensibilização feita desde 2017 para envolver os proprietários na defesa dos terrenos, “porque todos somos proteção civil”.

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
É uma tristeza ver a GNR, uma força que tão útil ao país, transformada em corpo de bombeiros, sem ofensa para estes, mas cada "macaco" no seu galho.
E tanta gente a bajular para ver se consegue apanhar algumas migalhas.
Americo Abreu
à muito tempo atrás
Será de equacionar os custos que apos esse aumento o município vai ter por imposicao do ANAC apos o aumento da pista. Como será previsivel esses custos terão que ser absorvidos pelos utilisadores e depois......as empresas fogem e os beneficios delas operarem no local, voam.