Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

DECIR 2021: Governo garante que SIRESP não vai falhar

Lídia Barata - 20/05/2021 - 8:00

O principal sistema de comunicações de emergência do país, que integra dezenas de utilizadores, “está a funcionar e vai continuar a funcionar”, garante Patrícia Gaspar.

Partilhar:

A secretária de Estado da Administração Interna destacou a importância das comunicações

O principal sistema de comunicações de emergência do país, que integra dezenas de utilizadores, “está a funcionar e vai continuar a funcionar”. Falamos do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) e a garantia foi dada pela secretária de Estado da Administração Interna quinta-feira, dia 13 de maio, à margem da apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2021, que este ano decorreu em Proença-a-Nova.

Garantia também dada em resposta à responsabilização do Governo feita pelo presidente da Altice, Alexandre Fonseca, que culpa o Estado pelos atrasos na renovação do contrato da rede SIRESP, alertando para o "prazo apertado" para a sua implementação.

Patrícia Gaspar frisou que “desde 2017 que temos estado consistentemente a robustecer o sistema e neste momento estamos em fase de transição. Estamos a mudar para um novo modelo de governança, temos de repensar inclusive a questão tecnológica, é um processo complexo, que está a dar os seus passos e vai permitir que o sistema continue a funcionar, sem ruturas, sem quebras, garantindo a tranquilidade que este mundo da gestão de emergências precisa para poder trabalhar”.

Segundo a governante “não há uma boa gestão de emergências sem comunicações. As comunicações são um aspeto absolutamente crítico e é nisso que estamos a trabalhar, todas as entidades envolvidas” para “que o sistema continue a funcionar sem qualquer rutura ou sobressalto”. Além disso, “está a funcionar sem qualquer problema e não funciona apenas dos grandes incêndios e nas grandes ocorrências, pois é a base de trabalho das entidades que todos os dias respondem a estas situações de emergência e rotina do dia a dia, pelo que não pode haver falhas no sistema”, o que seria “inaceitável”.

 

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
Garantia de governante é chancela de qualidade.