Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Motorizado: Circuito das Beiras volta a passar em Castelo Branco

Artur Jorge - 14/02/2024 - 15:19

Evento recria a primeira prova automobilística por etapas em Portugal e este ano realiza-se em junho.

Partilhar:

Edição de 2023 esteve na avenida Nuno Álvares

O Circuito das Beiras by Bridgestone/First Stop, de que o nosso jornal é parceiro, veio para ficar.

Depois da edição de estreia em 2023, o evento do Clube Escape Livre que recria a primeira prova por etapas de desporto motorizado em Portugal vai realizar-se no início do verão (27 a 30 de junho) e a novidade prende-se com a cidade de partida e chegada: depois de Coimbra, honrando o percurso original, será a Guarda a fazê-lo. Pelo meio está a cidade de Castelo Branco.

Para assinalar os 121 anos da primeira corrida de veículos e com a colaboração do Moto Clube da Guarda, o Circuito das Beiras vai admitir motos, que farão a etapa Guarda-Coimbra, “exatamente o primeiro percurso de 1903”, como foi recordado na última semana durante a apresentação do calendário de atividades do clube presidido por Luís Celíneo.

Antes, de 7 a 10 de junho, a terceira edição do Off Road Caminho de Salomão sairá de Castelo Novo e oferecerá “mais tempo para visitar os locais imortalizados na obra de José Saramago, A Viagem do Elefante”, visto que as duas primeiras edições saíram de Lisboa até á Beira. Esta é uma organização conjunta com os Territórios do Coa.

Mais tarde, em outubro, o Escape Livre enquadrará o Mercedes-Benz 4MATIC Experience. Assentando arraiais no renovado Alambique, no Fundão, a caravana irá desfrutar “no cenário majestoso das serras da Gardunha e da Estrela e visitar Monsanto e as minas da Recheira”.

É um calendário preenchido aquela que o emblema sediado na cidade da Guarda apresenta para 2024. Um total de 13 eventos onde o todo-o-terreno turístico e de lazer, os automóveis clássicos e a competição automóvel se destacam.

Neste particular das competições, julho é o mês para o Guarda Racing Days, a “Corrida dos Campeões” aprazada para os dias 6 e 7, aberta a quatro categorias distintas de veículos. E também da comemoração dos 25 anos da “rainha das perícias”, o Slalom de Castelo Rodrigo, que disputará duas provas a contar para o Campeonato de Portugal de Perícias e Troféu Raiano.

Novidade absoluta, a fechar a temporada de 2024, é o Raid Beiras e Serra da Estrela, de 29 de novembro a 1 de dezembro.

Para o presidente do Clube Escape Livre, a motivação continua forte no desejo de promover os territórios da Beira Interior. “Porque queremos manter-nos como referência nesse trabalho, recentramos muitas das nossas atividades na Beira Interior e no Douro. E, atestando a qualidade do trabalho efetuado pela nossa equipa, está o valor de 4,1 milhões de euros para a marca Escape Livre e de 10 milhões de retorno para os nossos parceiros”, valores que – como concluiu Luís Celíneo – “deixam claro de como somos um parceiro importante nesta área”.

COMENTÁRIOS