Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Adelino Lourenço: Idanha entrega chave de ouro da vila a sacerdote

José Júlio Cruz - 06/10/2022 - 11:30

Irá ser homenageado este sábado no Santuário de Nossa Senhora do Almortão.

Partilhar:

Padre Adelino Lourenço. Foto CMIN

Com sessenta anos de sacerdócio, o padre Adelino Américo Lourenço passou meio século como pároco de Idanha-a-Nova. Nesse sentido irá ser homenageado no Santuário de Nossa Senhora do Almortão, este sábado, dia 8.

A Câmara de Idanha-a-Nova associa-se a esta merecida homenagem com a atribuição da primeira Chave de Ouro da Vila de Idanha-a-Nova, conforme a autarquia revelou no início desta semana.

“A Chave de Ouro destina-se a galardoar titulares de órgãos de soberania, entidades e personalidades, nacionais ou estrangeiras, pelo seu reconhecido mérito, prestígio, cargo, ação, serviços excecionais ou contributos para o município, suas populações e comunidades”, refere em comunicado. Trata-se de uma peça em ouro amarelo e branco com 10 cm de altura que inclui o Brasão de Armas do Município, uma Cruz de Cristo (representação figurativa da Cruz da Ordem de Cristo), uma Cruz de Cristo (representação figurativa da Cruz dos Templários, a Milícia dos Pobres Cavaleiros de Cristo), Ameias (representação figurativa dos múltiplos castelos espalhados pelo concelho de Idanha-a-Nova) e treze estrelas representativas das freguesias do concelho, como também foi explicado.

“O Padre Adelino Américo Lourenço tem sido nos últimos 50 anos um digníssimo guardião dos valores e da identidade cultural do concelho de Idanha-a-Nova, que muito bem tem defendido, preservado e divulgado”, realça o município liderado por Armindo Jacinto, referindo que “como exemplo maior, temos o seu admirável contributo para a devoção a Nossa Senhora do Almortão, no seu santuário e na tradicional romaria, uma tradição cristã católica tão acarinhada pelos idanhenses”.

O programa da homenagem é da responsabilidade Comissão Organizadora presidida por João Dionisio e inclui uma Missa na Capela da Senhora do Almortão às 11H00, um almoço partilhado e o lançamento da Biografia do Pároco de Idanha-a-Nova, na parte da tarde.

COMENTÁRIOS