Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: PSD questiona alteração da data da Feira do Queijo

José Júlio Cruz - 24/02/2023 - 10:00

A mesma era realizada há 18 anos na mesma data, o que leva à interrogação.

Partilhar:

Foto Arquivo Reconquista

O vereador João Belém (PSD) questionou o presidente do município de Castelo Branco sobre a alteração da data da Feira do Queijo de Alcains deste ano.

“Tenho sido abordado por muitas pessoas e alguns produtores sobre qual a razão por que foi mudada a data da feira”, referiu no decurso da reunião pública do executivo no passado dia 17. Lembrando que “esta é uma das principais feiras do concelho”, aludiu ao facto que “a mesma ser realizada há 18 anos na mesma data”, o que leva à interrogação agora efetuada pelas pessoas.

Leopoldo Rodrigues esclareceu que a mudança sucede para “afirmarmos de outra forma a Feira do Queijo de Alcains”. “Tivemos produtores convidados que nos disseram que naquela data não podiam participar e em maio essa situação é mais fácil de ultrapassar”, justificou o autarca.

João Belém tinha enquadrado esta questão numa intervenção em que abordou como tema de fundo o turismo e a centralidade ibérica de Castelo Branco. Para o social democrata, “Castelo Branco como destino turístico aliciante obriga a que a câmara municipal possa fazer muito mais e melhor, a sua ação não pode apenas basear-se em ações casuísticas”.

FREGUESIAS O movimento Sempre, pela voz de Jorge Pio, voltou ao tema dos investimentos, ou da falta deles, nas freguesias, concluindo que “a inação é preocupante”. “O executivo vai reagindo, mas só de vez em quando”, frisou, acusando o presidente do município de não estar a cumprir o que prometeu no que respeita ao reforço dos valores transferidos.

Este foi outro dos temas que ocupou grande parte da reunião, com o Sempre e o PS a zurzirem-se mutuamente. Leopoldo Rodrigues entregou mesmo mapas aos vereadores da oposição e à comunicação social onde mostrou o efetuado entre 2019 e 2021 (quando Luís Correia e Jorge Pio faziam parte da maioria que liderava o município), comparando com o efetuado em 2022 e o que se prevê para 2023.

“É curioso que esse tema tenha sido trazido aqui por alguém que esteve muito tempo a poder fazer”, exclamou o autarca, concluindo que “ao contrário do que aconteceu, estes são orçamentos que veiculam transparência” e que “os dados apresentados são objetivos e claros e a prova está à vista de todos e é irrefutável”.

Jorge Pio disse que não retirava o que disse e que o presidente, dos três anos que referiu, escolheu dois de pandemia. Leopoldo Rodrigues voltou aos mapas para dar o exemplo daquilo que os então líderes do município tinham previsto investir, por exemplo, na Colónia de Média Altitude do Louriçal do Campo, para concluir: “Zero!”.

 

COMENTÁRIOS