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Burlas MB Way: Prevenção é a palavra de ordem

Lídia Barata - 22/12/2022 - 8:00

Como em tudo o que é ilícito, prevenir é o primeiro passo a seguir, sobretudo para quem não está tão familiarizado com os novos formatos de comércio eletrónico.

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Ninguém deve dar dados pessoais sem ter a certeza

Como em tudo o que é ilícito, prevenir é o primeiro passo a seguir, sobretudo para quem não está tão familiarizado com os novos formatos de comércio eletrónico. É no contexto das vendas online que os burlões se movimentam e vão tentando a sua sorte, sobretudo nos sites onde os cidadãos podem colocar diretamente as suas propostas de venda. Por vezes, o contacto do burlão chega passados poucos minutos da publicação com o artigo para venda e a primeira pergunta é se o vendedor utiliza a aplicação MB Way.

Se a resposta for negativa, é meio caminho andado para o burlão atacar, convencendo o vendedor que esta é a forma mais fácil para receber o pagamento, indicando-lhe que se dirija a uma caixa Multibanco e disponibilizando-se, claro, para o ajudar a concretizar a operação. A Deco alerta que nas vendas online, para qualquer pagamento por MB Way, a única coisa necessária é o número de telefonem qualquer elemento a mais que seja pedido é motivo de alerta.

Segundo o relatório do Observatório de Cibersegurança de 2021, “as burlas com o MB Way lideram as denúncias de criminalidade informática feitas à Procuradoria-Geral da República, à frente de crimes como o phishing”, o que tem levado as autoridades policiais e a SIBS (entidade gestora do Multibanco e do MB Way) a lançarem alertas e a fazer recomendações de segurança.

Por outro lado, bem utilizado, o MB Way, “uma aplicação gratuita que, depois de associada a uma conta bancária, permite transferir dinheiro de uma conta para outra através de um contacto telefónico, criar cartões virtuais, pagar compras, utilizar o Multibanco sem ter de usar o cartão, entre outras operações”, pode ser muito útil.

A Deco alerta ainda que, em caso de ser vítima de burla, “a primeira coisa a fazer é alterar o código de acesso do MB Way numa caixa multibanco ou na própria aplicação. Pode também telefonar para o banco e cancelar o cartão. De seguida, apresente queixa às autoridades. Reclamar junto do banco não dará frutos. Uma vez que é o próprio cliente que faculta os seus dados a terceiros, ainda que involuntariamente, toda a responsabilidade lhe é imputada. Por outro lado, a SIBS, entidade gestora do MB Way, também não responde pelas perdas dos utilizadores já que, ao aceitarem as condições gerais do serviço, estão a declarar-se responsáveis por manterem as informações pessoais confidenciais”.

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