Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Festa do feijão frade está de regresso à Lardosa

João Carrega - 05/10/2022 - 12:00

A Feira do Feijão Frade está de regresso à Lardosa. De 14 a 16 de outubro haverá música, animação e muitos produtos regionais.

Partilhar:

A feira está de volta dia 14 de outubro. Foto: arquivo

A Feira do Feijão Frade está de regresso à Lardosa e tem início já esta sexta-feira, dia 14. O evento, um dos mais fortes do concelho, vai reunir até domingo várias dezenas de expositores e inclui os tradicionais passeio das pasteleiras (no dia 15 a partir das 8H30) e pedestre (no domingo, no mesmo horário).

O evento, organizado pela Junta de Freguesia de Lardosa, em parceria com a autarquia albicastrense, foi apresentado em conferência de imprensa.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara, explica que este é “um certame que está consolidado e que tem a vantagem de estar associado aos produtos da terra”.

O autarca revela que este é um bom “momento para se colocar no mercado os produtos da região. É uma feira que tem a capacidade de atrair muitos visitantes e que este ano terá uma aposta forte na animação, de forma a criar dinâmica económica na freguesia, de modo a que quem visite a Lardosa nesses dias se divirta e faça compras”.

PROGRAMA O evento será inaugurado na sexta-feira às 18H30, altura em que haverá uma demonstração da malha do feijão frade pelo Rancho “Os Loureiros”, da Lardosa. Às 20H00, o Grupo de Concertinas de Alpedrinha fará animação itinerante, seguindo-se a atuação do grupo de cantares “Os Loureiros”. Para as 22H30 está agendado o concerto dos ToKa & Dança.

O certame que habitualmente leva milhares de visitantes à Lardosa para além do feijão frade terá disponível uma grande variedade de produtos locais, e como também é hábito, a gastronomia da região.

O programa prossegue no sábado com o passeio de pasteleiras. Ao longo do dia haverá animação itinerante com os grupos Fonte da Pipa, Cantares de Pedrógão de São Pedro, Amigos de Castelo Branco e Khaganiçorquestra. No sábado o destaque vai para uma sessão de cozinha ao vivo (16H00) denominada Trilogia das Texturas, pelo Chef Cristiano Louro; e para os concertos De Moda em Moda (20H30) e grupo SantaMaria (22H30).

No domingo, o evento começa com o passeio pedestre (8H30). A partir das 13H30 haverá animação itinerante com o grupo “Escorre Adegas”. Às 14H00 será feito um desfile etnográfico e às 14H30 inicia-se uma tarde de cantares com os ranchos folclóricos “Os Loureiros”, da Lardosa; “Flores das Cortes”, de Miranda do Corvo; e de Alpedrinha.

Será também ás 14H30 que será promovido o projeto Fusilli, com a ação “O mercado vai à rua”. Às 17H00 realiza-se o concerto “Bardo da Gardunha”, de Fernando Pereira, seguindo-se a atuação do Art Jovem Trio. A feira será encerrada com um espetáculo de fogo de artifício às 21H30.

COMENTÁRIOS