Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Feijão Frade: Recorde de pasteleiras na edição 2022

Lídia Barata - 06/10/2022 - 8:00

Regresso do passeio de pasteleiras que se realiza durante a Feira do Feijão Frade vai ser com um número nunca visto de participantes.

Partilhar:

Pinto Infante continua a ser o dinamizador destes passeios

Estão de volta os passeios de pasteleiras e pedestre que se realizam anualmente no âmbito do programa da Feira do Feijão Frade, na Lardosa, edição que se cumpre de 14 a 16 de outubro.

Além do regresso do certame ao modelo presencial, muitos já aguardavam a oportunidade de voltar a pedalar ou caminhar por entre as plantações de feijão-frade no campo albicastrense, mas nem todos os interessados o vão poder fazer, porque as inscrições, que abriram a 28 de agosto, esgotaram em três horas.

Os passeios, habitualmente organizados pelo blogue “As voltas do Pinto Infante”, são sempre um dos pontos altos do evento, mas desta vez, destacam-se mesmo pela afluência de interessados em participar que tiveram, indo até mais além do número habitual. “As inscrições para as pasteleiras abriram dia 28 de agosto, e em apenas três horas esgotamos 301 bicicletas antigas, as pasteleiras. Tem sido duro dizer às pessoas que não se inscrevam mais, pois normalmente as inscrições encerram aos 250 participantes, mas tivemos que envolver todos os meios possíveis para receber mais e conseguimos ficar nas 301 bicicletas”, explica ao Reconquista Pinto Infante.

Um grande desafio, porque implica “uma logística ímpar, pois colocar na estrada este número de ferros é de uma dor de cabeça fantástica. Temos que alterar este formato, não beliscando em nada a qualidade que este evento merece. Por incrível e estranho que pareça, temos tido a sorte ou o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos anos”, o que deixa Pinto Infante satisfeito, mas, por outro lado, sublinha que quer “pedir desculpas a quem não se conseguiu inscrever nas bicicletas e no passeio pedestre”, pedindo mesmo que “não tentem inscrever-se pois é totalmente impossível aceitar mais alguém”.

Estes passeios também contam com “as saborosas provas de diversos produtos confecionados com o rei da festa, o feijão-frade, conhecido como sendo o melhor das redondezas”. Como vem sendo hábito, “ao longo das 15 edições da Feira do Feijão-Frade, dou o meu contributo com a organização do passeio de pasteleiras/bicicletas antigas e com um passeio pedestre. Este ano quero mesmo agradecer a forma massiva e entusiasta pela participação nos eventos organizados com a minha assinatura”, lamentando não ter capacidade para aceitar mais, mas Pinto Infante convida a todos a “visitar a Feira, pois é dos mais bonitos certames que por aí se realizam”.

COMENTÁRIOS