Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Floresta: António Costa esta sexta no distrito com inovação na agenda

José Furtado - 15/03/2018 - 22:48

O Primeiro Ministro vai visitar o Centro de Inovação e Competências da Floresta da Sertã e o Centro de Ciência Viva e da Floresta em Proença-a-Nova.

Partilhar:

A visita de António Costa passa pelo Centro de Ciência Viva e da Floresta. Foto arquivo Reconquista


O Primeiro Ministro faz esta sexta-feira uma visita ao distrito de Castelo Branco, para conhecer projetos ligados ao setor da floresta.
António Costa é esperado a partir das 10H00 na Sertã, para uma visita ao SerQ, o Centro de Inovação e Competências da Floresta, uma associação privada sem fins lucrativos que pertence ao sistema nacional de ciência e tecnologia.
Este centro promovido pela Câmara Municipal da Sertã e inaugurado em 2015 acolhe empresas inovadoras em início de atividade (startups), contando com a colaboração de entidades como a Universidade de Coimbra e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
O SerQ tem como objetivo promover a competitividade do setor agro-florestal “através da melhoria da qualidade das matérias-primas (e.g. madeira), desenvolvimento de novos produtos e soluções (e.g. bens e serviços transacionáveis) contribuindo para o aumento da competitividade externa das empresas do sector”, diz a instituição.
Depois da Sertã António Costa desloca-se a Proença-a-Nova para visitar o Centro Ciência Viva da Floresta, nas Moitas.
Esta visita prevista para cerca do meio-dia inclui a assinatura de um acordo entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o CoLAB - Laboratório Colaborativo ForestWise.
O CoLAB é uma iniciativa do INESC TEC “que se centra em atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, consultoria avançada e formação, e pré-incubação de novas empresas de base tecnológica”, lê-se na página oficial da instituição.
O projeto nasceu na sequência “dos problemas que Portugal tem enfrentado no desenvolvimento e gestão das áreas rurais, agravados pelas alterações climáticas, com graves consequências ao nível dos fogos rurais”, diz a instituição.
O ForestWisE “irá trabalhar temáticas relevantes para a gestão integrada da floresta e do fogo, bem como aspetos relacionados com a gestão responsável dos recursos florestais, a minimização de riscos e impactos de diferentes ameaças, e novos conceitos de negócio e serviços para o setor florestal”, diz a mesma fonte.
A comissão instaladora do ForestWise conta com empresas como a Altri (dona da Celtejo), Navigator (também instalada em Vila Velha de Ródão), Corticeira Amorim, EDP Distribuição, Instituto Superior de Agronomia ou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, entre outros.

António Costa anunciou esta quinta-feira que o Governo vai promover nos dias 24 e 25 uma grande campanha nacional de limpeza da floresta, que vai envolver o Governo, o presidente do Parlamento e o Presidente da República.

 

COMENTÁRIOS