Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Evolução das energias renováveis, à velocidade da luz.

Selectra - 09/05/2017 - 17:36

A luz solar, como fonte de energia renovável, é cada vez mais explorada, em Portugal, principalmente, devido à localização do nosso país que potencia o aproveitamento deste recurso.  

Partilhar:

A luz solar, como fonte de energia renovável, é cada vez mais explorada, em Portugal, principalmente, devido à localização do nosso país que potencia o aproveitamento deste recurso.  

No passado dia 6 de maio, a Associação de Energias Renováveis (APREN) promoveu o Dia do Sol, que se comemorou no dia 3 do mesmo mês, realizando-se um debate sobre “A Produção Solar Fotovoltaica em Portugal”, onde se argumentou a atual realidade energética no nosso país.

António Sá Costa, presidente da APREN, refere que o país mais acidental da Europa podia estar melhor em termos de aproveitamento de energias renováveis, pois nos últimos anos perdemos o embalo que trazíamos.  

A produção de eletricidade de origem solar é proveniente de painéis solares fotovoltaicos ou painéis solares térmicos, como é o caso da central fotovoltaica do Algarve, a maior central da Europa.

Com 600 hectares de painéis fotovoltaicos, esta central criará 600 novos postos de trabalho no período de construção de dois anos. 

Carlos Afonso Sobral, responsável da Selectra Portugal, companhia comparadora de tarifas de energias no mercado livre, comenta que: “Apesar de não ser possível atingir o compromisso assumido perante a Comissão Europeia para 2020, em que se esperava atingir os 60% da eletricidade a partir de energias renováveis, Portugal é apontado como um exemplo a seguir, devido a todas as iniciativas dentro deste mercado.”. 

Sun Concept é um exemplo disso. Empresa, natural de Olhão, responsável pela criação de vários tipos de embarcações, como é o caso dos barcos com 7 metros de comprimento, velocidade máxima de 11 km/h e com capacidade limite de 12 passageiros, onde se junta os conceitos de navegação e energia solar, criando assim, barcos electro-solares.  

Nuno Oliveira, Co-Fundador da Sun Concept, explica que estes barcos elétricos utilizam, em substituição dos habituais combustíveis fósseis, a energia do sol que se armazena em baterias de chumbo de gel AGM, e que não produzem gases com efeito de estufa, ruído nem fumo, tendo como chave a sustentabilidade e um menor impacto ambiental. 
Já é possível, assim, fazer uma viagem de barco à velocidade da luz.  

O Espaço Selectra é uma parceria entre o Reconquista e a Selectra, o comparador online de luz e gás natural. Saiba mais aqui

RELACIONADOS

ERSE estabelece regras para serviços de assistência das Energéticas

Selectra 2

Após as inúmeras queixas registadas em relação aos serviços de assistência técnica prestados por algumas companhias de energia, a ERSE resolveu solicitar uma maior clareza de informação sobre os mesmos, por parte das comercializadoras. 

Dia Mundial da Água: consumo responsável e reutilização

Selectra 0

Em 1993, com o objetivo de gerar uma conscientização acerca da preservação dos recursos hídricos, a ONU instituiu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. 

O desenvolvimento de projetos de energia sustentável

Selectra 0

Cada vez mais se tem sentido um crescimento na produção e uso de energias renováveis em Portugal, aumentando as vantagens ambientais e diminuindo a necessidade de importar carvão e petróleo. 

Pagamento indevido da Taxa de Ocupação de Solos

Selectra 0

O pagamento da TOS antes paga pelos consumidores portugueses na sua fatura de gás natural, passa a ser responsabilidade das operadoras de infraestruturas, desde 1 de janeiro.

Novos investimentos em centrais de energia solar em Portugal

Selectra 0

Na última semana foi anunciada a construção da maior central de energia solar da Europa, sem tarifa subsidiada, a ser construída no concelho de Alcoutim. 

Gás de botija: novas medidas para regular este mercado

Selectra 0

Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado da Energia, toca em vários pontos relativos ao mercado de energia, visando sempre o interesse público, defendendo os consumidores e a economia nacional. 

COMENTÁRIOS