Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Forças vivas uniram-se para celebrar dos 50 anos da elevação a vila

Lídia Barata - 11/11/2021 - 8:00

A 12 de novembro de 1971 Alcains, aquela que durante séculos tinha sido a maior aldeia do concelho de Castelo Branco, foi elevada a vila.

Partilhar:

Efeméride tem programa comemorativo de três dias

A 12 de novembro de 1971 Alcains, aquela que durante séculos tinha sido a maior aldeia do concelho de Castelo Branco, foi elevada a vila. Volvidos 50 anos, as forças vivas da comunidade uniram-se para celebrar em grande esta efeméride de “ouro”.

O dia do aniversário, sexta-feira, 12 de novembro, começa cedo, com a alvorada. Às 9H00 será hasteada a bandeira na sede da Junta de Freguesia, seguindo-se, no salão nobre, uma palestra sobre cidadania, dirigida aos alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira. E às 17H00 está agendada a apresentação do livro “História e lenda de Inês de Castro”, organizada pela Alma Azul.

Às 20H30, a anteceder a sessão solene (meia hora depois) no auditório do Centro Cultural de Alcains, será descerrada uma placa comemorativa do 50.º aniversário junto ao monumento que assinala a elevação a vila. O dia encerra após a sessão solene, com um concerto da Filarmónica Retaxense.

Sábado também começa cedo, com um Passeio BTT com início e termo no Solar de Alcains, organizado pela Associação Papa-léguas. Às 10H00 haverá uma exibição das escolas de formação de ténis, promovida pelo Alcaténis, e um workshop de percussão, dinamizado pela ARCA. A manhã termina com a Associação Alzine a organizar, às 11H30, um Peddy Paper. A partir das 14H30, há uma caminhada pela zona histórica de Alcains, com visita integrada ao Museu do Canteiro, acompanhada e comentada por Rúben Martins e, às 16H00, a Casa do Benfica de Alcains organiza uma prova de “Beerpong”, coletividade que domingo, às 10H00, organiza um torneio de malha, no recinto do Solar de Alcains. Às 14H30 há um passeio de motas antigas, com início e termo no solar de Alcains, organizado pelo Motoclube Dogsland de Alcains.

O programa comemorativo termina, a partir das 15H30 com um magusto convívio com a comunidade, no  largo da Igreja.

Integram o programa comemorativo, organizado pela Junta, com o apoio da Câmara de Castelo Branco, o Alcaténis, a Alma Azul, a Alzine, a ARCA, a Associação Recreativa de Caça e Pesca da Pedra da Légua, a Casa do Benfica de Alcains, os Dadores de Sangue da Beira Interior Sul, o Motoclube Dogsland, o Papa-léguas e a Ser Solidário.

COMENTÁRIOS