Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ambiente: Novo modelo de gestão do Parque Natural do Tejo Internacional assinado hoje

Reconquista - 18/04/2017 - 9:45

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, assina hoje o Protocolo do Projeto Piloto do Tejo Internacional, uma cerimónia presidida pelo Primeiro Ministro António Costa.

Partilhar:

O Parque Natural do Tejo Internacional vai ter uma gestão integrada

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, participa hoje na cerimónia de Assinatura do Protocolo do Projeto Piloto do Tejo Internacional, que se realiza na Casa das Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão. O protocolo é celebrado entre o Ministério do Ambiente, através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, as Câmaras Municipais do Tejo Internacional (Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Idanha-a-Nova), o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Associação Empresarial da Beira Baixa e a Quercus.

Este é um instrumento fundamental que servirá para testar um novo modelo de gestão e que pretende aproximar as autarquias, o ICNF, as Organizações Não Governamentais do Ambiente, a Academia e o tecido económico desta região do Tejo Internacional e que será outorgado por sete entidades. As entidades outorgantes do Protocolo vão integrar o Conselho de Gestão do Plano Piloto e designarão, de entre os Presidentes de Câmara, o seu presidente e vice-presidente. Cabe-lhes também nomear os representantes para a Direção.

O Presidente do Conselho de Gestão será cumulativamente o presidente da Direção do Plano Piloto, cujo elenco ficará completo com o ICNF e uma das demais entidades representativas da sociedade no Conselho de Gestão. Para além de definir o modelo de governação para o Projeto Piloto, o Protocolo define igualmente um Plano de Ações a desenvolver nos próximos dois anos. Este é um projeto que pretende ser um marco de uma nova cultura de colaboração e participação na gestão da região do Tejo Internacional e, ao mesmo tempo, criar uma nova dinâmica orientada para as pessoas, para a academia, empresas e ONG Ambientais. O Protocolo do Projeto Piloto do Tejo Internacional é um projeto que pode vir a ser replicado noutros Parques Naturais, ainda que de forma adaptada às suas singularidades, ambientais, sociais e culturais.

COMENTÁRIOS

De Mattos Sébastien
à muito tempo atrás
É uma solução interessante, embora este artigo e apresentação do projecto não especifique se o Plano será anual ou com outro termo!
Esta gestão versus projecto piloto para esta zona do Parque Tejo Internacional,, terá de possuir abrangência total nas decisões ou seja, não pode ter a fama e ser a Apa a continuar a ter a decisão discricionária sobre este novo Organismo e no fundo sobre todo o Tejo. Recordo também que este Parque já possui diversas classificações em termos Internacionais e até agora isso não resolveu quase nada em termos de novas industrias e poluição no Tejo originada no distrito de Castelo Branco.
Dou um exemplo se a direcção do Parque disser que não aprova a instalação de mais nenhum,a industria na zona do mesmo, tal deve/deveria/terá ser respeitado pela APA. Enquanto não chegarmos a essa fase será só teatro para não dizer show-off..