Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Andebol: Benfica volta ao A. Paiva três décadas e meia depois

Artur Jorge - 10/12/2020 - 8:00

A Associação Desportiva Albicastrense vai mesmo cruzar-se no caminho do SL Benfica, na Taça de Portugal de andebol.

Partilhar:

AD Albicastrense recebe Benfica nos 1/16 avos de final da Taça de Portugal (foto AD Albicastrense)

A Associação Desportiva Albicastrense vai mesmo cruzar-se no caminho do SL Benfica, na Taça de Portugal de andebol. A possibilidade deixada no ar pelo Reconquista, há três semanas, veio mesmo a concretizar-se. Bastou à equipa de Castelo Branco estar mais assertiva em dois compromissos fora do que tem acontecido no campeonato da 2.ª divisão.

Depois de ter eliminado na Covilhã o Oriental S. Martinho/UBI (26-25), no primeiro feriado de dezembro, a ADA deslocou-se na manhã desta terça-feira a Almada, onde venceu por dois golos (26-24). Perante um opositor da mesma divisão (zona sul, está a meio da tabela), a formação beirã fez por merecer o prémio de ter no dia 19 um histórico no Pavilhão Afonso de Paiva. Os números (com 12-13 ao intervalo) indicam o equilíbrio que pautou a contenda. Os azuis contaram com o contributo de Emanuel Borges, João Roque, Felipe Vicente (1), João Gonçalves, Gonçalo Esteves, Tiago Carmo (8), Tiago Arrojado (3), Tiago Sousa (4), Filipe Pereira, Frederico Malhão (2), Daniel Gomes (3), José Rebelo (5), João Poças. Treinador: José Curto. Na formação da margem sul, o ex-jogador da ADA Leone Almeida foi o principal marcador, com 6 golos.

Dia 19, será, pois, o regresso de um grande a Castelo Branco, treze anos depois de para esta mesma competição a ADA ter recebido no Pavilhão Municipal o Sporting. A 25 de abril de abril de 1997, para os quartos-de-final, o Sporting apurou-se na cidade albicastrense, com um triunfo por 36-23. Militavam nos leões, nomes como Ricardo Andorinho, Viktor Tchikoulaev, Luís Gomes, Vladimir Cveticanin, David Graça, Carlos Ferreira, Paulo Faria, Rui Manuel Ferreira, Armando Pires, entre outros.

As cores do SL Benfica passaram nas décadas de 1970 e 1980 várias vezes por onde agora vão jogar, inclusivamente numa final de Taça de Portugal com o Belenenses (83/84).

Os encarnados são, atualmente, 3.ºs classificados da Liga 1 Placard. A única derrota que têm foi no Porto (27-25), curiosamente no último jogo realizado, já em finais de novembro. O treinador é o espanhol Chema Rodriguez.

Outros emblemas de referência do andebol nacional vão jogar nestes 1/16 avos de final com Marienses (Sporting), Sp. Espinho ou Académico do Porto (ABC) e Boa Hora (FC Porto).

Pena que os jogos sejam à porta fechada, devido às medidas de contingência em relação à pandemia de Coivid-19. Bem mereciam os adeptos do andebol este “docinho”!...

COMENTÁRIOS