Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Educação é o tema do mês no “Estado Ativo”

Reconquista - 04/01/2024 - 20:01

Terceira Pessoa pretende incentivar a discussão em áreas essenciais à sociedade, a caminho dos 50 anos de Democracia.

Partilhar:

Fábrica da Criatividade. Foto arquivo Reconquista

Depois da economia e da justiça, o projeto de criação artística “Estado Ativo” entra em 2024 centrado no tema da educação, com a primeira sessão deste ano agendada para 5 de janeiro na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco.

A iniciativa da Terceira Pessoa pretende incentivar a discussão em áreas essenciais à sociedade, numa altura em que se comemoram os 50 anos de Democracia em Portugal. O programa tem o apoio da Direção Geral das Artes e da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril. Irá culminar em junho com uma intervenção na aldeia abandonada de Azinheira, a poucos quilómetros da cidade de Castelo Branco.

A primeira palestra pública sobre educação decorrerá entre as 18H00 e as 20H00 de 5 de janeiro, com a professora Magda Henriques como convidada. No dia 11 será a vez da ilustradora Maria Remédio. Segue-se uma residência artística a 18 de janeiro e uma mostra pública a 25.

Em fevereiro o tema será o ambiente, em março o urbanismo e em abril a sociedade, estando previsto para os dias 24 e 25 de abril uma sessão especial com uma mostra pública de processos criativos e o planeamento da performance final.

Em maio decorrerão as residências artísticas e para junho estão marcados os ensaios, que vão preparar a apresentação na Azinheira a 22 de junho.

“Estado Ativo” é um projeto interdisciplinar que reúne artistas, ensaístas, académicos e entidades da sociedade civil “para a cocriação de objetos artísticos participativos com a comunidade, que ampliem a reflexão de desafios estruturantes da Democracia, nas vertentes do desenvolvimento humano, social, cultural e económico”, diz a organização. O projeto está assente no pensamento, na criação e na ação. Podem participar pessoas a partir dos 12 anos, com inscrições abertas em permanência junto da Terceira Pessoa.

COMENTÁRIOS