Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ciclismo: Etapa solidária da Volta parte da Sertã

Reconquista - 18/04/2018 - 14:52

Etapa da 80.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta vai percorrer diversos concelhos fustigados pelos terríveis fogos de 2017.

Partilhar:

Autarca José Farinha Nunes e Diretor da Volta Joaquim Gomes na cerimónia de pódio na Sertã em 2014

A 80.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que decorrerá entre 1 e 12 de agosto, não esquecerá as áreas mais fustigadas pelos trágicos incêndios do ano passado. A 4 de agosto, na ligação entre a Sertã e Oliveira do Hospital, com passagem pelos diversos concelhos fustigados pelos fogos, a etapa terá um simbolismo solidário.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já confirmou a sua presença na partida da “etapa solidária”, na vila da Sertã. E acompanhará a mesma na estrada. A organização da Volta a Portugal, o grande acontecimento desportivo de verão no nosso país, escolheu a Sertã para o arranque desta tirada “com base na relação próxima deste concelho com a prova rainha do ciclismo nacional”, explicou o departamento de comunicação do município sertaginense.

Esta etapa não terá custos para os municípios envolvidos. Será totalmente suportada pelas marcas patrocinadoras da Volta, às quais se juntam o Turismo do Centro e a Fundação do Desporto. Privados e instituições oficiais demonstram, desta forma, “o apoio e solidariedade pelo ocorrido no verão passado”, pode ler-se na informação emitida pela câmara presidida por José Farinha Nunes.

A Sertã conta até à data com cinco participações diretas (partida e chegadas) na Volta, Saíram desta localidade do pinhal interior etapas em 1976 (Sertã-Mealhada, com a amarela na dorso do eterno Joaquim Agostinho) e 2013 (Sertã-Castelo Branco, era líder o espanhol Sérgio Pardilla). Foi final de etapa em 1976 vinda de Évora (triunfo na Sertã de Marco Chagas), 2011 proveniente da Covilhã (ganhou Jacob Rathe) e em 2014 num contrarrelógio individual a partir de Oleiros, ganho por Gustavo Veloso, na altura com a camisola da OFM.

COMENTÁRIOS