Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Entroncamento: Albicastrense Manuel Vicente apresentou novo livro

Reconquista - 17/12/2023 - 16:37

Segundo o autor de 71 anos este é um livro “de pequenas e grandes histórias”

Partilhar:

Livro foi apresentado no Entroncamento. Foto DR

O autor albicastrense Manuel Fernandes Vicente apresentou recentemente no Entroncamento a sua obra “A Tentação do Mar”, que assinala a ligação histórica e cultural dos portugueses aos oceanos. Segundo o autor de 71 anos este é um livro “de pequenas e grandes histórias”, onde “cabem também as de vida de pessoas que fizeram (e fazem) das que lhes coube, sagas que valerá a pena ler”. Nas páginas é possível encontrar relatos de culturas locais específicas e muito próprias, como são os casos da apanha do sargaço na Apúlia, da pesca da sardinha em Peniche ou da apanha de percebes na Costa Vicentina, entre muitos outros exemplos.

O livro foi apresentado no Cineteatro São João. O historiador e investigador cultural António Matias Coelho salientou o trabalho do autor em mostrar um “outro lado do ser português”, depois de em 2019 ter editado “O Vento das Sete Serras”, onde fazia uma caminhada pelo interior do país e pelas raízes mais profundas da tradição rural. Lurdes Marques, que assina o prefácio, disse que o autor “ama o passado sem ser saudosista, e entende o tempo como uma linha contínua; é um otimista, recusando a lamúria face a problemas que encontra”. E acrescentou que o livro “é uma homenagem ao mar, aos espaços, ao povo, a Portugal, numa escrita que é também uma homenagem à língua”.

Manuel Fernandes Vicente nasceu em Castelo Branco mas a sua família tem raízes na aldeia de Malpica do Tejo, onde regressa com regularidade.

COMENTÁRIOS