Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Idanha-a-Velha: Pão dá o mote para festa no sábado

Reconquista - 29/10/2021 - 12:30

Workshops para aprender a fazer pão ou borrachões, mostra de produtos endógenos e «Estórias de Pão» são algumas das atividades.

Partilhar:

Foto cedida pela CMIN

Sob o mote «Nas Terras do Rei Wamba... Há Pão!» o ciclo «12 em Rede - Aldeias em Festa» promove no próximo dia 30, sábado, um dia dedicado à gastronomia da aldeia histórica de Idanha-a-Velha.

De acordo com a organização desta iniciativa, a gastronomia é um dos grandes atrativos, sendo o mote para o décimo evento deste ciclo que, durante todo o ano, leva animação e cultura às 12 aldeias históricas de Portugal.

“Visitantes e habitantes podem participar, por exemplo, em workshops para aprender a fazer pão ou «borrachões», visitar a mostra de produtos endógenos, ouvir «Estórias de Pão» (atividade direcionada para o público infanto-juvenil), assistir ao lançamento do Fascículo II de receitas desenvolvidas e confecionadas nos workshops das edições 2020/2021 do Ciclo de eventos «12 em Rede» ou ao showcooking «Ervas e Aromas» com a chef Maria Caldeira de Sousa”, anunciam os organizadores para esse dia.

Como Idanha-a-Velha é uma das mais importantes estações arqueológicas do país, o evento irá incluir também momentos lúdico-educativos sobre o tema. “Por exemplo, duas visitas ao ateliê «MosaicoLab» que se irão focar no legado da arte do mosaico pela civilização romana e que pode ser observado em Idanha-a-Velha e um percurso orientado pela extraordinária coleção epigráfica da aldeia histórica”, acrescenta-se. As visitas repetem-se no dia seguinte, domingo, dia 31.

A acordeonista, cantora e compositora Celina da Piedade será protagonista de um momento musical que promete terminar o dia de sábado em grande.

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal. A inscrição pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Pode inscrever-se para o evento na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha junto do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, ou o Posto de Turismo de Idanha-a-Velha.

O evento é promovido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, numa organização do Município de Idanha-a-Nova, União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, associações e agentes económicos locais.

COMENTÁRIOS