Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Maria João Rodrigues: Livro grita contra ganância e aparências

José Júlio Cruz - 12/01/2024 - 14:48

Lançamento teve lugar nos últimos dias de 2023 e contou com Jorge Portugal e Jorge Costa. Momento foi abrilhantado por Raquel Maria.

Partilhar:

Foto cedida pela autora

Maria João Rodrigues apresentou recentemente em Castelo Branco o seu quinto livro. A cerimónia de apresentação deste «Grito», assim se intitula a obra, decorreu na Fábrica da Criatividade e constituiu um momento cultural que reuniu algumas dezenas de pessoas.

Ao Reconquista, a autora deu conta das suas motivações na hora de levar por diante mais esta obra, explicando que “este livro começou a ser escrito entre dois mundos distintos, entre o mundo do medo pelo desconhecido e o mundo da esperança pelo fim do ciclo pandémico que vivido à data, em plena pandemia Covid-19, num confinamento forçado, no qual apenas as paredes vazias de minha casa me faziam companhia”.

“Foram meses de reflexão e análise deste que é o nosso mundo atual, a nossa sociedade e o comportamento do ser humano enquanto racional, com consciência das suas vivências”, refere Maria João Rodrigues, frisando que “foi assim que nasceu este meu «Grito»”.

Este quinto livro desta autora surge precisamente no ano em que se cumprem 18 anos desde o lançamento do seu primeiro livro. Maria João Rodrigues explica ao Reconquista que se trata de “um livro de poesia contemporânea portuguesa que tem como pano de fundo o mundo em que vivemos. Este livro pretende transmitir ao leitor pormenores de como vivemos e nos comportamos na atualidade”. E deixa outras pistas: “É principalmente um testemunho da enorme crise de valores deste universo centrado nas aparências, na ganância, na falta de compaixão, entre tantos outros. É um livro para todos os, que tal como eu, anseiam pela liberdade e pela paz do mundo, um mundo melhor, liberto de sistemas políticos, financeiros e religiosos levados ao extremo”.

“Em termos visuais, é uma obra que conta com o incrível trabalho da autoria do Jorge Portugal. Quando terminei o livro, automaticamente ele passou a existir na minha mente, e desde logo quis que além de um simples livro, monótono, apenas com texto corrido, fosse uma peça de arte gráfica, onde cada poema apresentasse elementos visuais com o intuito de dar dinâmica ao mesmo e claro embelezar cada página do livro”, faz questão de frisar.

A edição pertence à «Do Your Book» (editora fundada pela autora em Castelo Branco em 2014); a interpretação, composição visual e design gráfico a Jorge Portugal; a face na capa a Vasco Veríssimo.

O lançamento teve lugar nos últimos dias de 2023 e contou como convidados com Jorge Portugal e Jorge Costa. O momento foi abrilhantado pela atuação de Raquel Maria na declamação e na música. “Foi a Raquel Maria que deu voz ao meu grito, tendo cantado o poema que dá título ao livro”, conclui Maria João Rodrigues.

 

COMENTÁRIOS

JMarques
Este ano
A ganancia levará o homem ao extermínio.