Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Mexe coração está de volta

João Carrega - 19/05/2022 - 17:40

Academia de Judo de Castelo Branco e a Universidade Sénior Albicastrense promovem a iniciativa “Mexe Coração”.

Partilhar:

O evento foi apresentado em conferência de imprensa

O “Mexe Coração” está de volta para a sua sexta edição, com um programa que junta o desporto e a saúde, entre as 8H30 e as 17H15 do próximo sábado, no centro da cidade. A organização, a cargo da Academia de Judo de Castelo Branco e da Usalbi – Universidade Sénior Albicastrense, propõe um conjunto significativo de atividades, que começam logo pela manhã (9H00) com uma caminhada com início e chegada ao centro da cidade.

O evento inclui ainda uma palestra sobre envelhecimento ativo (11H00), um torneio de judo (15H00), uma maratona de ‘cycling’ (15H30) e terminará com uma aula de zumba (17H15).

Associada à questão desportiva surge a da saúde, com a Escola Superior de Saúde a efetuar, ao longo do dia, rastreios gratuitos de medição de tensão, glicémia, IMC e condição física. Também na área da nutrição, estão previstos workshops de modo a divulgar hábitos alimentares saudáveis.

O presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, destaca a importância do evento, para “se sensibilizar a população para a importância do exercício físico na saúde”.

Paulo Ponte, da Academia de Judo, considera que o Mexe Coração se “destina a toda a família”. As atividades são gratuitas e os participantes receberão o ‘Kit Coração’ com uma T-Shirt, um cartão de registo dos rastreios, uma fita e um saco.

Arnado Brás, presidente da Associação Amato Lusitano e diretor da Usalbi, sublinha o facto do evento “abranger o público sénior. Se por um lado o envelhecimento ativo está muito relacionado com a ocupação da mente, por outro a realização de atividades física é também muito importante. Castelo Branco tem a sorte de ter ginásios de qualidade. A a Câmara e a Junta de Freguesia estão muito atentas para que estas instituições, no terreno, possam fazer a sua atividade”.

O diretor da Usalbi recorda ainda que “não há melhor reflexão do que mostrar o trabalho que temos feito. Há um número significativo de alunos nossos que ocupam o seu tempo em atividades físicas”.

Tal como a Câmara, também a Junta apoia o evento. José Pires, presidente da Freguesia de Castelo Branco, destacou “o facto da cidade ter uma comunidade rica em termos associativos. Há uma dinâmica grande nesta área e esta é uma perspetiva que acarinhamos na Junta, no sentido de chegarmos a um público mais alargado”.

COMENTÁRIOS