Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Novo livro: Hospital Amato Lusitano 40 anos ao serviço dos cidadãos

José Júlio Cruz - 18/05/2017 - 8:10

"Hospital Amato Lusitano: 40 anos ao serviço dos cidadãos" é o título do livro que assinalou precisamente os 40 anos daquela unidade hospitalar, tendo sido apresentado na sessão solene que assinalou a data, na passada terça-feira.

Partilhar:

Os autores o livro, Alexandre Morais Nunes e Manuel Nunes

"Hospital Amato Lusitano: 40 anos ao serviço dos cidadãos" é o título do livro que assinalou precisamente os 40 anos daquela unidade hospitalar, tendo sido apresentado na sessão solene que assinalou a data, na passada terça-feira.

O livro, da autoria dos investigadores Alexandre Morais Nunes e Manuel Nunes, retrata de uma forma fiel e objetiva os 40 anos do Hospital. A apresentação da obra ficou a cargo do presidente da Unidade Local de Saúde, Vieira Pires, que destacou o rigor da mesma.

Com a chancela da RVJ Editores, o livro surge divido em seis capítulos, a saber: área de influência/caraterização da população; história, estrutura, valências e serviços; recursos humanos; produção/movimento assistencial; resultados económico financeiros e investimentos; e resultados comparados benchmarking.

Numa nota final os autores do livro apresentam algumas sugestões para o futuro da instituição. "O sucesso futuro passa pela melhoria dos indicadores e da visão estratégica do novo Conselho de Administração, para maximizar a eficiência, a qualidade e a efetividade dos cuidados, cabendo-lhe: Identificar carências, determinar necessidades, apelar a uma resposta integrada garantindo a equidade no acesso e um elevado padrão de qualidade; Identificar corretamente a população residente na sua área de abrangência, designadamente, conhecer as suas características sociais, culturais e epidemiológicas, bem como as necessidades em saúde; Estabelecer parcerias com as entidades locais com intervenção nas determinantes sociais em saúde; Fomentar a participação da sociedade civil na promoção de estilos de vida saudáveis; Envolver o utente na gestão da sua saúde em estreita colaboração com o seu médico de família; Ajustar os recursos disponíveis às necessidades de saúde; Promover o acesso dos utentes aos serviços de saúde; Garantir o contínuo de cuidados, com níveis acrescidos de qualidade e de satisfação dos utentes; e Promover ganhos de eficiência e a sustentabilidade da ULS, assim como o seu desenvolvimento social.

 

COMENTÁRIOS