Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Oleiros pela igualdade

João Carrega - 04/11/2021 - 12:31

O vice-presidente da Câmara de Oleiros destacou a importância das autarquias na promoção da igualdade e não descriminação.

Partilhar:

O vice-presidente da Câmara de Oleiros considera que “as autarquias locais, pela especial proximidade com os munícipes e pela privilegiada visão integrada que possuem das condições de vida e das expetativas dos cidadãos, são fundamentais para a desconstrução dos estereótipos de género e para a implementação de medidas concretas de promoção da igualdade e não discriminação”. Miguel Marques falava durante as comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, no passado 26 de outubro, em Oleiros.

Na mesma sessão, e citado em nota enviada ao Reconquista pela autarquia, o vice-presidente daquele município lembrou o relatório do Banco Mundial sobre a inclusão económica, segundo o qual “a igualdade de género global ainda não foi atingida, apesar de terem sido feitos grandes progressos nos últimos anos”.

Miguel Marques, sublinhou ainda o facto de no quadro de competências das autarquias “está prevista a integração da perspetiva de género em todos os domínios de ação do município, designadamente através da adoção de planos municipais para a igualdade”.

No evento, realizado no aufitório da Casa da Cultura, Bruna Tapada e Cláudia Múrias, da Associação Igualdade.PT, abordaram apresentaram a metodologia implementada para a elaboração do Diagnóstico e do próprio Plano Municipal.

A autarquia revela, na mesma nota, que a iniciativa pretendeu “incluir e envolver os presentes para a necessidade de elaboração de um Diagnóstico assertivo e de implementação de um Plano que se pretende eficaz, verdadeiramente mobilizador e transformador de assimetrias e desigualdades”.

De referir que o Município de Oleiros viu aprovada a sua candidatura ao Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego (POISE), no âmbito da elaboração e implementação do Plano Municipal para a Igualdade, tendo-lhe sido atribuída uma verba de 35.000 euros.

COMENTÁRIOS