Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Pedro da Fonseca : Resina dá mote a Prémio Literário

Reconquista - 11/11/2021 - 8:00

A quarta edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca “vai versar o tema da resina, envolvendo uma atividade que tanto deu ao concelho de Proença-a-Nova".

Partilhar:

A resinagem já foi uma das principais fontes de rendimento

A quarta edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca “vai versar o tema da resina, envolvendo uma atividade que tanto deu ao concelho de Proença-a-Nova, relativamente ao ouro verde que é o pinhal e que se traduziu em riqueza para as famílias e as suas comunidades”. O anúncio foi feito dia 4 de novembro, pelo presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. João Lobo avançou com o próximo tema do concurso, precisamente no dia em que se assinalaram os 422 anos da morte de Pedro da Fonseca, patrono da iniciativa.

“O este o desafio que lançamos nesta quarta edição do Prémio Literário para todos aqueles que queiram concorrer”, não só os naturais e residentes no concelho, mas “o convite é extensivo a nível nacional e internacional. Esperamos pela vossa imaginação e pelo vosso contributo”, incentivou o autarca.

Para concorrer, tem de ser cumprido o definido em regulamento, a começar pela data de envio dos trabalhos, entre o primeiro dia útil de janeiro e o último dia útil de fevereiro. A concurso estão as categorias de prosa e de poesia, que concorrem a um prémio monetário de 1500 euros cada.

Dia 14 de novembro, às 16H00, será apresentado na Casa das Associações o livro com os textos premiados da terceira edição do prémio, nomeadamente o conto “Agosto não se faz em lume brando”, de Valentina Silva Ferreira, e o poema “Na ilusão do silêncio”, de Xavier Zarco, na categoria poesia. O júri decidiu atribuir ainda uma menção honrosa ao conto “Um repasto póstumo”, de Nuno Sobral. Nesse dia, será apresentada a peça “O Aristóteles Português”, que destaca alguns marcos da vida de Pedro da Fonseca, pelo Teatro à Faca, enquadrada no projeto Beira Baixa Cultural 2.0, financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia. A apresentação cénica terá lugar no largo Pedro da Fonseca, onde está uma estátua deste ilustre proencense.

COMENTÁRIOS