Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Penamacor: Craques da orientação vão regressar ao concelho

Artur Jorge - 07/02/2018 - 14:40

PIOM realiza-se a 16, 17 e 18 de fevereiro, com mais de 700 participantes.

Partilhar:

Carlos Monteiro é o diretor da competição

Dois anos após o bem-sucedido POM (Portugal O’Meeting), a prova rainha de orientação no nosso país, com um elenco de atletas internacionais de primeira linha, o concelho de Penamacor volta a ser anfitrião de um grande momento da modalidade: o PIOM (Penamacor International Orienteering Meeting), associado à marca Terras do Lince.

A prova marcada para o fim-de-semana de 16,17 e 18 de fevereiro resulta de uma parceria entre a autarquia local e o Clube de Orientação do Centro (COC). São esperados mais de 700 atletas, oitenta por cento dos quais de nacionalidades estrangeiras. No dia da apresentação do PIOM, no final da última semana, encontravam-se já inscritos atletas de vinte países, com os suecos (52) a liderarem o número de presenças, seguidos dos finlandeses (50) e dos suíços (45).

Um dado interessante dos eventos de orientação é que todos podem participar. Profissionais e amadores. Em Penamacor, por exemplo, estão definidos quatro percursos com diferentes graus de exigência. “Este é um desporto na natureza, com pés e cabeça. Temos de correr e temos de pensar. Não tem idades, nem extratos”, referiu Carlos Monteiro. O diretor do PIOM anuncia na vila raiana pelo menos dois atletas com mais de 85 anos.

O turismo desportivo interessa à Câmara de Penamacor. E é nesta linha que se insere a aposta iniciada em 2016 com o POM. “Existem condições naturais do agrado de quem pratica e uma coordenação que dá garantias de um evento de qualidade”, destacou Manuel Joaquim Robalo, vice-presidente da autarquia.

As zonas de competição estão marcadas para Anascer, Penamacor (um sprint noturno no sábado), Memória (perto da zona industrial), Serrinha-Rachã e Serrinha-Dongalinho, já dentro da área do geoparque de Penamacor. A distância longa, no domingo, dia 18, é pontuável para o ranking mundial de orientação pedestre.

“Este é um evento hierarquicamente logo abaixo do POM. É muito requisitado também e nós faremos tudo para que seja da máxima qualidade”, garantiu José Bolrão, presidente do COC, na sessão que decorreu no Salão Nobre da autarquia penamacorense. O staff será composto por 70 pessoas.

COMENTÁRIOS

Dionisio Abreu de Campos
à muito tempo atrás
Felicito a Autarquia pelo excelente trabalho que tem desenvolvido, em prol de todos os Penamacorenses.
Força Senhor Presidente.