Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Creche reorganiza-se para responder a lista de espera

Reconquista - 23/02/2023 - 8:00

A chegada de imigrantes ao concelho de Proença-a-Nova contribuiu para o aumento da lista de espera na Creche “O Cortiço”, na valência dos zero aos três anos.

Partilhar:

A valência da Misericórdia está a reorganizar algumas salas

A chegada de imigrantes ao concelho de Proença-a-Nova, em resposta às necessidades de emprego registadas pelas empresas locais e por outras que estão em fase de instalação, contribuiu para o aumento da lista de espera na Creche “O Cortiço”, da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, na valência dos zero aos três anos, o que começou a causar constrangimentos nas famílias com crianças dentro desta faixa etária. Para responder a esta situação, desde o início de 2023 que está a funcionar uma nova sala e foram reorganizadas as restantes, que recebem diariamente 72 crianças. Foi necessário contratar duas funcionárias, uma educadora e uma auxiliar, até agosto, mês em que será feita nova avaliação das necessidades existentes, em função das inscrições que serão formalizadas.

“De forma articulada com a direção da Santa Casa da Misericórdia, o Município tem acompanhado esta situação e promoverá apoio em intervenções que se observem necessárias para aumentar esta resposta, bem como diligências junto da tutela no sentido de garantir, de acordo com a procura, que todos têm lugar”, adianta o presidente da Câmara de Proença-a-Nova. João Lobo refere ainda que serão desenvolvidas “medidas para apoio das próprias famílias, de acordo com as competências inerentes à sua ação, conforme já previsto no orçamento para este ano”.

Na área de competência do Município, que tutela o pré-escolar público (entre os três anos e a inclusão no Primeiro Ciclo), já foram tomadas algumas medidas, nomeadamente a redução de 20 euros no valor da mensalidade da edução pré-escolar para o ano letivo de 2022/2023 na componente de atividades de animação e de apoio à família, que funciona entre as 7H50 e as 9H00 e entre as 15H30 e as 19H00.

COMENTÁRIOS