Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Sabores de Natal com saldo positivo

Reconquista - 30/12/2021 - 8:00

O Mercado dos Sabores de Natal terminou com saldo positivo, em termos de produtos vendidos e afluência de visitantes dos mais de 20 expositores.

Partilhar:

O certame garante que os sabores tradicionais chegam à mesa

O Mercado dos Sabores de Natal, que decorreu dias 18 e 19 de dezembro no Mercado Municipal de Proença-a-Nova, terminou com saldo positivo, quer em termos de produtos vendidos, que no respeitante à afluência de visitantes dos mais de 20 expositores que preencheram e decoraram os seus espaços e áreas envolventes.

Durante dois dias o Mercado Municipal foi a montra de produtos de artesanato, gastronomia e muita animação, em que a filhó e outros bolos tradicionais foram os mais procurados.

Apesar das limitações impostas pelo Covid-19 “não era do interesse do Município que tal impedisse a não realização deste Mercado. Até porque é expectável que a população queira partilhar e experimentar o sabor daquela que, por esta altura do ano, é a rainha: a filhó”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

João Lobo refere ainda que esta é também uma oportunidade de potenciar o comércio local. “Pretendemos dar oportunidade aos nossos agentes locais, os comerciantes, que com os seus recursos endógenos vêm mostrar as potencialidades do território. Aquilo que era a expectativa de atração de população poderá até ficar aquém do que seria a normalidade, mas ainda assim, traduziu-se de forma visível”.

Mário Faísca vestiu a pele de Pai Natal e foi presença habitual ao longo de todo o certame, tendo convivido não só com os comerciantes do Mercado, mas também dos negócios fixos que envolvem a área adjacente a este espaço. Sábado, o grupo Teatroàfaca apresentou a peça “Tradições de Natal” e domingo foi a vez do grupo Atrapalharte exibir a peça “Mete Bicas”. A animação ficou também a cargo das bandas Xaral’s Dixie e Marchinha de Natal e de Fábio Farinha.

No domingo de manhã decorreu o Passeio Pedestre Natal Rota Gourmet, integrado na programação do Mercado dos Sabores, que percorreu as várias localidades que compõem as Atalaias (Atalaia de Estevão Vaz, Atalaia do Ruivo e Atalaia Catarina Vaz), mostrando aos caminheiros a possível origem do nome. “Estar de atalaia é estar de vigia” e são vários os pontos de observação privilegiada dentro da povoação, a começar pelo recinto de festas, na sede da associação local. Nos momentos de degustação destacou-se a tiborna, o bacalhau, a sopa da pedra, pão de medronho com queijo fresco ou bolo finto com chouriço, entre outros.

COMENTÁRIOS