Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Tinalhas: Felisberta Carolina cumpriu 102 primaveras

Lídia Barata - 22/12/2022 - 8:00

Nasceu em Tinalhas, aldeia do concelho de Castelo Branco onde sempre viveu, contando já mais de um século de vida.

Partilhar:

Felisberta com os filhos, a nora e o genro

Nasceu em Tinalhas, aldeia do concelho de Castelo Branco onde sempre viveu, contando já mais de um século de vida.

Felisberta Carolina cumpriu sábado, dia 17 de dezembro, mais um aniversário, tendo a celebração das suas 102 primaveras tido lugar na Associação Tinalhense de Apoio Social – Residência de Idosos Nossa Senhora da Assunção, onde está institucionalizada desde o dia 1 de dezembro.

Apesar desta longevidade, Felisberta Carolina apenas precisa de alguma supervisão de terceiros em algumas rotinas diárias, sendo por isso semi dependente, mas ainda se alimenta pela sua mão e anda pelo seu próprio pé, mantendo portanto a sua capacidade de mobilidade.

Aos 102 anos, continua muito lúcida, com muitas lembranças da sua vida e com uma memória bem conservada, o que a torna boa comunicadora.

Na sua vida ativa foi sempre doméstica, além dos trabalhos ligados à agricultura familiar.

Há 30 anos que é viúva. Da sua união matrimonial com José Gregório, nasceram dois filhos, o José Eusébio, que vive em Tinalhas, e a Antónia Ramalho, que reside em Lisboa. Os filhos foram até aqui os seus principais cuidadores.

Da sua descendência contam-se ainda quatro netos e quatro bisnetos.

Para soprar as velas, além dos utentes do Lar, agora seus companheiros de jornada, estiveram os filhos, a nora e o genro.

COMENTÁRIOS