Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Visita pastoral: Bispo passou por várias instituições da cidade

Lídia Barata/José Furtado - 09/06/2022 - 8:00

Além da Junta de Castelo Branco, o bispo visitou escolas, IPSS, a Cáritas, o Reconquista e celebrou crismas.

Partilhar:

D. Antonino reuniu com o executivo da Freguesia de Castelo Branco

D. Antonino Dias foi recebido na noite de quinta-feira, dia 2 de junho, na Junta de Freguesia de Castelo Branco, onde assistiu a uma reunião do executivo. Esta foi a forma encontrada pela autarquia para responder ao pedido da paróquia para participar no programa da visita. “Foi uma reunião muito especial, em que aproveitamos para apresentar os elementos da junta e da assembleia e trocar opiniões relativamente a projetos que eventualmente podemos potenciar em conjunto com as paróquias”, disse ao Reconquista o presidente José Pires. Uma dessas parcerias deverá concretizar-se com a organização do Dia dos Sinos, um concerto com os sinos das igrejas e capelas de Castelo Branco que foi inscrito no plano de atividades para este ano, para o mês de novembro. Em aberto ficou a possibilidade de em conjunto com as paróquias organizar no próximo Natal uma grande exposição de presépios “até porque há uma coleção fabulosa de presépios e materiais alusivos ao Natal que podemos aproveitar”. José Pires disse ao Reconquista que houve ainda lugar a uma troca de opiniões sobre as missões de proximidade das duas instituições e a realidade das anexas de Lentiscais e Taberna Seca.


D. Antonino dias presidiu a várias celebrações pela paróquia de Castelo Branco

 

A visita pastoral passou também pelo Centro Social Padres Redentoristas, onde D. Antonino Dias foi recebido no Colégio de Nossa Senhora do Rosário pelas crianças, trabalhadores e dirigentes, numa visita que coincidiu com o assinalar do Dia Mundial da Bicicleta. O bispo de Portalegre-Castelo Branco não se furtou a responder às questões colocadas pelos mais novos e também fez perguntas às crianças, tendo sido recebido pela direção presidida pelo padre Rui Santiago, que sucedeu ao histórico padre Sanches.

 

Nos Redentoristas o bispo foi recebido com música

 

Na mesma linha, D. Antonino passou pelo Colégio das Zitas, onde fez uma celebração com aquela comunidade e foi brindado com um terço, oferecido pela mão de uma menina que foi escolhida por fazer anos nesse dia. Como forma de retribuir o gesto, e pela efeméride, o bispo ofereceu à criança o seu próprio terço.

 

Nas Zitas recebeu um terço e ofereceu o seu à criança que fazia anos

A visita incluiu ainda passagens pela Santa Casa da Misericórdia, pelo novo serviço da Cáritas, de apoio aos migrantes e refugiados, celebrou também na Igreja de Santiago, na sexta-feira, dia 3, sendo o fim de semana reservado para a celebração do Crisma, com duas celebrações na Sé, uma em São José Operário, uma na Igreja do Valongo e uma na capela do Hospital Amato Lusitano, onde D. Antonino ministrou o sacramento a um jovem que, por estar internado, não teria oportunidade de participar em nenhuma outra celebração. No total, foram 214 os crismados. A enchente das igrejas foi uma das notas dignas de registo nesta visita, sinal da avidez de se retornar à normalidade nas celebrações.

 

Foram 214 os crismandos que receberam o sacramento, um deles no Hospital

 

Nesta sua quarta vista ao Arciprestado, D. Antonino também reuniu com a equipa do Reconquista. Não havendo neste momento nenhum órgão de comunicação social oficial da Diocese, o bispo manifestou o seu desejo de que o jornal da Paróquia de São Miguel pudesse vir a integrar um suplemento de notícias deste território de Portalegre-Castelo Branco, como forma de manter os fiéis informados sobre a vida da sua Igreja.

Os fiéis voltaram a encher as Igrejas como antes do  Covid

COMENTÁRIOS