Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Desequilíbrio ecológico originado pelo homem, chuva e vento

Abílio de Jesus Chaves 0

Os incêndios que atingiram os concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera e Pampilhosa da Serra, deixaram marcas profundas pelos danos que causaram e pelas dúvidas que levantaram.

Leitores: Os mortos não têm partido

Pires da Costa 0

É deveras confrangedor o que, no campo político, se tem passado neste país, desde o pavoroso incêndio ocorrido na zona centro, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra.

Leitores: Albi Sport Club. Recordando o passado

Luís Infante 0

Já lá vão quinze anos bem contados. Vou querer lembrar, aqui e agora  com saudade, os meus velhos tempos de entrega total ao meu Clube - o Albi Sport Clube - de que sou sócio fundador n.º 2.

Leitores: Automóveis Elétricos? Processo irreversível

João Silveira Carvalho  0

A sustentabilidade do preço do petróleo tem sido uma constante preocupação dos países produtores, em particular dos que integram a OPEP–Organização dos Países Exportadores de Petróleo, pela dependência que têm daquela matéria prima, mas também por outros, como os Estados Unidos e Rússia.

Ciência Viva: O céu de Agosto de 2017

Ricardo Cardoso Reis   0

No início do mês o planeta Júpiter (aquela “super estrela” a Oeste, visível mesmo antes de anoitecer por completo) pode-se observar até às 23h30, mas este planeta está a pôr-se cada vez mais cedo. No final de agosto, passa abaixo do horizonte logo às 21h45.

Salgueiro do Campo: E o fontanário de Palvarinho?

Francisco Baptista  dos Santos 0

Li com bastante agrado e regozijo as declarações dadas pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia a propósito dos melhoramentos inaugurados.

Digressões Interiores: Tragédias não se apagam esperança também não

João Lourenço Roque 0

Entretido com a preparação do novo livro – Digressões Interiores 2 -, anunciado para Setembro, distraí-me da escrita viva e perdi as melhores oportunidades para me debruçar sobre diversos acontecimentos, quase omitidos nas cartas que te enviei.

Castelo Branco: Olhar pelo passado, projetar o futuro

Helder Henriques - Membro da Assembleia Municipal de Castelo Branco 0

Castelo Branco vive tempos de dinâmicas fortes onde se valorizam as pessoas, a sua identidade e, claro está, a sua memória.

Plataforma de Defesa da Albufeira de STª. Águeda reúne com APA: Algumas Conclusões

0

No passado 2 de agosto, 4 elementos da Plataforma reuniram-se com a Engª Susana Fernandes, responsável pelo Pólo de Castelo Branco da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e com o Engº Bruno Moura do Pólo de Portalegre.

Isna (Oleiros): Árvores irritantes

0

Talvez pelo facto de lá haver muitas árvores, na Isna algumas pessoas sempre as trataram com indiferença e às vezes até com um certo desprezo. 

Leitores: Campo de futebol na Lardosa virou lixeira

M.S.A- Lardosense e sócio do C.P.C.D de Lardosa 0

Há nesta freguesia, uma Associação designada por Centro Popular Cultura e Desporto de Lardosa. A sua sede é na Casa do Povo de Lardosa, ocupando três divisões, cedidas, há anos pela junta de freguesia.

Leitores: Acordar- O atual momento político

António Abrunhosa 0

Em 1990 os Madredeus lançaram um disco que marcou uma geração. Uma das suas melhores canções dizia ‘’Ao largo ainda arde a barca da fantasia; o meu sonho acaba tarde, acordar é que eu não queria.’’ Com dois versos os Madredeus anunciaram o futuro que nos esperava.

Digressões Interiores: Lá prós lados do Ponsul

José Lourenço Roque 0

Retomo as cavalarias e os afectos do costume, desta vez com o pensamento nos Lentiscais. Nos tempos que correm, pouco dados a gestos simples e tocantes, é bom reconhecer que ainda há pessoas gentis e generosas que nos dirigem boas palavras mesmo sem nos conhecerem.

Leitores: Ainda o caso da Albufeira da Marateca. Descrição de factos e informações complementares

Agostinho Martins 0

A pedido do senhor Agostinho Martins, no seguimento dos sucessivos artigos de opinião sobre a plantação de um cerejal nas margens da albufeira de Santa Águeda, publica-se um auto de ocorrência da GNR, por este considerar fundamental para o esclarecimento da questão da morte dos peixes.

Ciência Viva: Actividade cerebral e desempenho cognitivo em idosos

Universidade do Minho - Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem 0

Uma equipa internacional, que inclui cientistas do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho, mostrou pela primeira vez que os idosos com melhor desempenho cognitivo têm uma atividade cerebral mais intensa e coordenada até quando estão a descansar.

Leitores: Resposta ao comentário de Margarida Duque Vieira

Agostinho Martins 0

Começo por referir que o estilo do seu último comentário mudou. É um facto. Passou de apontamento para comentário!

Leitores: E se vier um incêndio?

António Lopes Luís 0

A tragédia de Pedrógão Grande e concelhos vizinhos tem-me posto a pensar sobre as causas dos incêndios e o que se poderá fazer para os evitar ou pelo menos para diminuir as suas consequências.

Leitores: Castelo Branco, município de cultura e desporto

Helder Henriques* 0

Castelo Branco é uma cidade onde se respira cultura e desporto! Ao longo dos últimos quatros anos tivemos oportunidade de viver momentos culturais e desportivos muito intensos e significativos.

Ciência Viva: Fotografia - Câmara pode ajudar no tratamento do Alzheimer

Cristina Pinto (Assessoria de Imprensa - Universidade de Coimbra) 0

Um estudo realizado por uma equipa de investigadores das Universidades de Coimbra (UC) e Leeds (Reino Unido), entre 2011 e 2016, intitulado “Estimulação da memória na Doença de Alzheimer em fase inicial.

Ciência Viva: Relação entre bullying e problemas de comportamento alimentar

Cristina Pinto - Assessoria de Imprensa - Universidade de Coimbra 0

Experiências de Bullying na adolescência e perceções de inferioridade poderão estar na base de uma relação conflituosa com a alimentação e com a imagem corporal,.