Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Duas ou três razões pelas quais saio do CDS

José Pedro de Sousa 0

Ainda sobre a recente visita de Assunção Cristas a Castelo Branco. Uma visita pouco genuína e muito oportuna. E duas ou três razões pelas quais saio do CDS. Uma questão de (falta de) respeito e educação.

Leitores: Pela ambição é que vamos

José Sanches Pires 1

Um eloquente poema de Sebastião da Gama diz: “Pelo sonho é que vamos… Haja frutos ou não haja frutos, pelo sonho é que vamos”.

Leitores: Carta Aberta de Fernando Jorge a Joaquim Morão

Fernando Jorge 0

"Conheço bem a sua força anímica e firmeza e sei da tranquilidade da sua consciência, além disso não são umas meias verdades, que mentiras são, que lhe tiram o sono".

Digressões Interiores: Outros tempos, outros sinais

João Lourenço Roque 0

Em tempos recentes de seca prolongada, admira-me, mas só até certo ponto, não terem ressurgido antigos rituais e manifestações de religiosidade popular.

Leitores: Floresta, ativo territorial estratégico (II)

João Carvalhinho 0

No verão passado, no dia 23 de julho, partilhei com a população do Gaviãozinho (Santo André das Tojeiras) a angústia de uma noite de incêndio. A aldeia, com os acessos cortados, permaneceu cercada pelo fogo durante várias horas.

Leitores: Atração de investimento. Castelo Branco precisa de uma nova atitude

Carlos Almeida 0

Existem enormes benefícios em estudar as cidades concorrentes na captação do investimento e compará-las, como um meio de melhoria. Aos Presidentes das Câmaras exige-se que identifiquem as competências e as promovam.

Leitores: Penamacor. 75.º Convívio de antigos bancários

António Alves Fernandes - Aldeia de Joanes 0

No ano de 2002, um grupo de bancários, depois de uma tertúlia gastronómica na Quinta da Raivosa em Penamacor, propriedade do Toscana, resolveu continuar a encontrar-se de dois em dois meses em local a combinar.

Leitores: Castelo Branco: do interior para o mundo

Helder Henriques - Membro da Assembleia Municipal de C. Branco 0

Nos últimos meses, temos assistido à distinção de um conjunto de Albicastrenses que têm assumido um papel fundamental na promoção da nossa cidade e concelho.

Leitores: Envenenar as ruas. Uma prática absurda

Leonel Azevedo 1

Os empregados da Junta de Freguesia de Sarnadas de São Simão, área da minha residência, visitam as ruas da minha aldeia uma vez por ano. E a sua visita constitui para mim um escândalo.

Leitores: Prioridade à infraestrutura verde. Floresta, ativo territorial estratégico(I)

João Carvalhinho 0

Desde há um ano que a Floresta voltou a ocupar o centro das nossas atenções. Primeiro foi a discussão do “pacote florestal”, um conjunto de medidas legislativas que prosseguem uma reforma estrutural na floresta portuguesa, propostas pelo Governo em março de 2017.

Leitores: 2557 dias depois de concessão das Termas das Águas

Bruno Marques 0

Faz agora precisamente sete anos (quase uma década) que as Termas das Águas estão sobre a alçada da Câmara Municipal de Penamacor e o que nós, Sociedade Civil, podemos dizer é muito pouco.

Leitores: Grande Guerra. O"raid" de 9 de março de 1918

Maria Libânia Ferreira 1

As tropas portuguesas tinham partido para França no início de 1917, após um período de treino intensivo a que chamaram “O Milagre de Tancos”. Mas, longe de constituir um milagre, a instrução recebida em Tancos não foi suficiente nem adequada para o que as esperava. 

Digressões Interiores: Mais linguagem à moda antiga

João Lourenço Roque 0

Retorno à linguagem à moda antiga, correspondendo à curiosidade de muitos dos meus leitores. 

Turismo: Castelo Branco - Crescimento

Jorge Pio* 0

A atividade turística tem desempenhado um papel determinante no processo de recuperação que o país tem percorrido, sendo decisivo para o crescimento económico que se assiste.

Leitores: Economicando

Telma Catarina Gonçalves 0

Economicando = aprender economia, brincando! Este é o nome de um projeto educativo de literacia económica, criado na Universidade de Aveiro com a missão de levar a ciência económica até às crianças.

Leitores: Padre António Branco (1924-2018). Uma pessoa com visão e empenho

José Teodoro Prata 0

António Francisco Branco Marques nasceu nas Minas da Panasqueira, filho António Branco, de Casegas, e de Luzia Marques, de São Vicente da Beira. Faleceu no passado dia 30 de janeiro, em São Vicente da Beira, terra que adotou como sua e que paroquiou durante 42 anos.

Leitores: Castelo Branco, cidade mais acessível

João Carvalhinho 0

A cidade de Castelo Branco conheceu um profundo processo de modernização nos últimos 20 anos.

Leitores: Turismo em Castelo Branco. Os números do nosso descontentamento

Carlos Almeida 0

O turismo em Portugal não deixa de bater recordes de forma consecutiva, nos diferentes indicadores. Todos os analistas são unanimes em considerar que o turismo tem sido a mola impulsionadora do nosso crescimento económico.

Leitores: Castelo Branco. Cultura, associativismo e o futuro!

Helder Henriques 1

No contacto que tenho diariamente oportunidade de fazer com as mais diversas pessoas de diferentes quadrantes políticos, económicos e/ou académicos, a unanimidade emerge quando se fala no dinamismo da cidade de Castelo Branco.

Leitores: Nutricionismo. As dietas

António Cordeiro 0

Hoje em dia existe muita informação sobre várias dietas em revistas, jornais, internet e livros, mas por vezes pouco credível e fidedigna em termos científicos.