Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Turismo: Castelo Branco - Crescimento

Jorge Pio* 0

A atividade turística tem desempenhado um papel determinante no processo de recuperação que o país tem percorrido, sendo decisivo para o crescimento económico que se assiste.

Leitores: Economicando

Telma Catarina Gonçalves 0

Economicando = aprender economia, brincando! Este é o nome de um projeto educativo de literacia económica, criado na Universidade de Aveiro com a missão de levar a ciência económica até às crianças.

Leitores: Padre António Branco (1924-2018). Uma pessoa com visão e empenho

José Teodoro Prata 0

António Francisco Branco Marques nasceu nas Minas da Panasqueira, filho António Branco, de Casegas, e de Luzia Marques, de São Vicente da Beira. Faleceu no passado dia 30 de janeiro, em São Vicente da Beira, terra que adotou como sua e que paroquiou durante 42 anos.

Leitores: Castelo Branco, cidade mais acessível

João Carvalhinho 0

A cidade de Castelo Branco conheceu um profundo processo de modernização nos últimos 20 anos.

Leitores: Turismo em Castelo Branco. Os números do nosso descontentamento

Carlos Almeida 0

O turismo em Portugal não deixa de bater recordes de forma consecutiva, nos diferentes indicadores. Todos os analistas são unanimes em considerar que o turismo tem sido a mola impulsionadora do nosso crescimento económico.

Leitores: Castelo Branco. Cultura, associativismo e o futuro!

Helder Henriques 0

No contacto que tenho diariamente oportunidade de fazer com as mais diversas pessoas de diferentes quadrantes políticos, económicos e/ou académicos, a unanimidade emerge quando se fala no dinamismo da cidade de Castelo Branco.

Leitores: Nutricionismo. As dietas

António Cordeiro 0

Hoje em dia existe muita informação sobre várias dietas em revistas, jornais, internet e livros, mas por vezes pouco credível e fidedigna em termos científicos.

Leitores: Em homenagem à Rosalina Filipa e ao seu Forte da Ínsua

Joaquim Bonifácio e Nelson Antunes 0

Na foz do rio Minho em frente às praias de Moledo e Caminha há uma ilhota com um forte, o Forte da Ínsua.

Digressões Interiores: Tudo mais longe, tudo mais perto

João Lourenço Roque 0

Quando escrevo nunca sei nem imagino quantas semanas (ou meses?) as minhas crónicas tardarão em ser publicadas, quase sempre remetidas para uma “fila de espera” crescentemente alongada ou alterada.

Leitores: Em homenagem à Rosalina Filipa e ao seu Forte da Ínsua

Joaquim Bonifácio e Nelson Antunes, Orientadores da Rosalina Filipa no Trabalho de Projeto de Mestrado em Design de Interiores e Mobiliário (ESART–IPCB) 0

Infelizmente, o seu trabalho foi interrompido por um acidente cruel que ceifou igualmente a vida do seu companheiro Ricardo Louro.

Ciência Viva: Hipertensão Arterial Pulmonar

Cristina Pinto (Assessoria de Imprensa - Universidade de Coimbra 0

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) descobriu que a molécula MicroRNA-424(322), presente na circulação sanguínea, tem potencial para vir a ser usada como marcador de diagnóstico e prognóstico da hipertensão arterial pulmonar.

Leitores: Castelo Branco um retrato eleitoral

João Carvalhinho 0

Em 2018 não haverá eleições em Portugal. Os pequenos interesses de alguns grupos e os mesquinhos casos, instigados pelos media de cordel, não irão sobrepor-se ao interesse nacional.

Leitores: Para quando o saneamento na Ladeira da Sra. do Carmo?

André Gonçalves 0

A Ladeira da Senhora do Carmo, pequena povoação anexa situada na união de freguesias de Janeiro de Cima e Bogas de Baixo, concelho do Fundão, para além dos constrangimentos que a sua condição de isolamento e interioridade lhe confere, depara-se há alguns anos com a difícil resolução de um problema.

Leitores: A ciência ao serviço da floresta

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva 0

Portugal continental é um território de grande densidade florestal, sendo os incêndios florestais um dos riscos mais prementes para a integridade territorial e a segurança dos cidadãos. Só nos primeiros dez meses de 2017 arderam 418.000 hectares de floresta, o que corresponde a 4,5 por cento do território nacional, com perda de vidas humanas.

Ciência Viva: Células tipo estaminal para aplicação na Medicina Dentária Regenerativa

Cristina Pinto 0

Uma equipa de nove investigadores de Medicina Dentária, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, desenvolveu células semelhantes às células estaminais a partir de fibroblastos gengivais para serem utilizadas na medicina dentária regenerativa.

Ciência Viva: Usar videojogos para diagnóstico de doenças do envelhecimento

Cristina Pinto 0

Um estudo preliminar, desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra, revelou que os videojogos têm potencial para, no futuro, virem a ser utilizados como meio auxiliar de diagnóstico em doenças associadas ao envelhecimento.

Leitores: Águas conturbadas no Tejo…

José Gomes Torres* 0

As informações que todos os dias nos chegam sobre a catástrofe que se abateu sobre o nosso rio, revelam apenas uma grande incompetência de muitas áreas da sociedade.

Leitores: A perda de força política das Beiras

Nuno Miguel Henriques 0

Como beirão orgulhoso, refiro que sempre que se encontra alguém no mundo, que tenha sangue destas terras, é para nós uma enorme honra.

Leitores: Castelo Branco- Cidade em movimento

Helder Henriques 0

O fim de semana passado constituiu um momento alto para Castelo Branco.

Fruta da época: O início do ano agrícola é no mês de novembro

João Miguel Pereira - Eng. agrónomo 0

Início a minha colaboração com o Reconquista nesta primeira semana de novembro de 2017 e assim será nas primeiras semanas de cada mês.