Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Digressões Interiores: Aquela tarde, dentro e fora do tempo

João Lourenço Roque 0

A vida é assim! Feita de coisas certas e incertas; de rotinas e surpresas. Ainda não esqueci – como poderia esquecer – aquela tarde repetida e irrepetível, a 16 de Setembro, na vila de Sarzedas, em que ocorreu o lançamento do meu livro Digressões Interiores 2, construído com as crónicas publicadas no “Reconquista” entre 2011-2017. 

Grito de tristeza pelos incêndios

Leonel Marques Martins 0

Este grito de tristeza, de revolta, de desilusão, de fúria mas também de humildade, dirijo-o obviamente aos políticos do MEU PAÍS, mas não só. Essencialmente endereço-o a todo o meu Povo, ao Homem do campo, ao Erudito ou ao Homem comum das cidades.

Preparação para novos desafios: Regresso às aulas...dicas para os pais!

Iolanda Soares: Psicóloga Clínica 0

Chegado o mês de setembro começam as preocupações do regresso dos mais pequenos ao trabalho deles. Comprar livros escolares, cadernos, mochilas, todo o material escolar.

Água e terra lavrada

Fernando Silva Farinha Figueira (Proença-a-Nova) 0

Venho através deste meio da a minha opinião sobre este assunto. Estamos a ser atacados pelo fogo a cada verão que passa, e cada vez com mais intensidade. É urgente resolvermos este problema.

Digressões Interior: Coimbra sempre… Castelo Branco também

João Lourenço Roque 0

Num Verão tão severo e abrasador, não surpreende a maré aterradora de incêndios, em especial no interior do país.

Digressões Interiores: Coimbra sempre, Castelo Branco também

João Lourenço Roque 0

Num Verão tão severo e abrasador, não surpreende a maré aterradora de incêndios, em especial no interior do país.

Leitores: Cruz da Montalvão. Ainda a futura zona verde

Abílio de Jesus Chaves 0

Em tempos não muito distantes, escrevi um artigo publicado neste hebdomadário, onde sugeria que fosse construído um Centro Urbano na Cruz do Montalvão para dotar a cidade de Castelo Branco de um conjunto arquitetónico de alto nível, criar postos de trabalho, acordar a construção civil, o comércio tradicional e apontar para uma espiral de desenvolvimento no campo do turismo agora em palpitante atualidade por esse Portugal fora.

Leitores: Os pontos nos iii…

Ana Maria Leitão 0

Este erro de interpretação das minhas declarações, quiçá por falta de clareza na forma como me expressei, admito, não pode ficar em claro, porque seria injusto também para o próprio Jornal.

Leitores: Os incêndios florestais. Duas faces de uma moeda, do nacional ao local

Helder Henriques 1

A época de verão que estamos a viver tem sido profundamente marcada pelos incêndios florestais.

Leitores: Colégio de São Fiel - Crónica da morte anunciada

Paulo Moradias 1

Escrevo estas linhas umas horas depois de ter conhecimento que desapareceu o Colégio de S. Fiel e o seu património vítima de mais um dos muitos incêndios que este Verão são a principal atracção em Portugal.

Digressões Interiores: Coimbra sempre…Castelo Branco também

João Lourenço Roque 0

Num Verão tão severo e abrasador, não surpreende a maré aterradora de incêndios, em especial no interior do país.

Moradal em cinzas: Diário de três dias em combate a incêndio

Leonel Azevedo 31

O investigador Leonel Azevedo escreve para o Reconquista, sem papas na língua, sobre o grande fogo que assolou a Serra do Moradal.

Leitores: O testamento de que somos herdeiros. Collegii Santi Fidelis

Manuel Veloso 0

Em janeiro de 2016, pela mão da minha amiga Paula Reis visitei o Colégio de S. Fiel, ou melhor, o abandonado e degradado edifício,  que outrora foi um estabelecimento de ensino de grande prestígio. 

Leitores: Espírito Solidário

Vítor Claro 0

Se o fogo semeou, e semeará nos próximos anos, a desgraça é certo que também reacendeu o grande espírito de solidariedade que parecia estar adormecido.

Leitores: Desequilíbrio ecológico originado pelo homem, chuva e vento

Abílio de Jesus Chaves 0

Os incêndios que atingiram os concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera e Pampilhosa da Serra, deixaram marcas profundas pelos danos que causaram e pelas dúvidas que levantaram.

Leitores: Os mortos não têm partido

Pires da Costa 0

É deveras confrangedor o que, no campo político, se tem passado neste país, desde o pavoroso incêndio ocorrido na zona centro, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra.

Leitores: Albi Sport Club. Recordando o passado

Luís Infante 0

Já lá vão quinze anos bem contados. Vou querer lembrar, aqui e agora  com saudade, os meus velhos tempos de entrega total ao meu Clube - o Albi Sport Clube - de que sou sócio fundador n.º 2.

Leitores: Automóveis Elétricos? Processo irreversível

João Silveira Carvalho  0

A sustentabilidade do preço do petróleo tem sido uma constante preocupação dos países produtores, em particular dos que integram a OPEP–Organização dos Países Exportadores de Petróleo, pela dependência que têm daquela matéria prima, mas também por outros, como os Estados Unidos e Rússia.

Ciência Viva: O céu de Agosto de 2017

Ricardo Cardoso Reis   0

No início do mês o planeta Júpiter (aquela “super estrela” a Oeste, visível mesmo antes de anoitecer por completo) pode-se observar até às 23h30, mas este planeta está a pôr-se cada vez mais cedo. No final de agosto, passa abaixo do horizonte logo às 21h45.

Salgueiro do Campo: E o fontanário de Palvarinho?

Francisco Baptista  dos Santos 0

Li com bastante agrado e regozijo as declarações dadas pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia a propósito dos melhoramentos inaugurados.